terça-feira, 24 de março de 2009

AS VOLTAS DA VIDA...


Anda pelas ruas num dia normal, na rotina habitual, sem nenhuma novidade, nenhuma surpresa... de repente, num giro do ponteiro de segundos, tudo muda.

Alguns planejam cada detalhe do dia, da hora, semana, mês, ano, esquecendo-se que a vida não tem roteiro, um detalhe muda todo o planejamento.

Claro que ela tem ciência de que deve fazer uma programação básica, organizar o dia, saber o que deve ser feito, compromissos assumidos, mas e se tudo sair diferente? Cabeça fresca, o mundo não acaba, é só começar novamente...

Quando era criança, acreditava que poderia realizar todos os sonhos nas datas e idades estabelecidas. Ter dezoito anos era algo tão longínquo que seus planos eram totalmente possíveis. Mas a vida não é assim...

Nossos planos não acontecem como prevemos. Nossas relações de afeto, amizade, namoro, casamento, que pensávamos eternas, são etapas percorridas como forma de aprendizado, evolução, crescimento. Algumas relações mais longas outras mais curtas, mas todas com a sua importância.

Os planos profissionais também se modificam ao longo da vida. Que menino nunca quis ser bombeiro, piloto de carro e astronauta ao mesmo tempo? Que menina não sonhou em ser professora, secretária, caixa de supermercado, bailarina, tudo ao mesmo tempo também? Quando achamos que descobrimos nossa identidade, fazemos a inscrição para o vestibular. Grande e nada mensurável engano...

Passamos os anos correndo, buscando, sem atentar para os lados, sem ver as oportunidades oferecidas pela vida, sem perceber uma mão estendida, um abraço escancarado, um olhar que nos auxilie nas grandes provas. Demoramos muito tempo a perceber que, na verdade, esse é o propósito. Observar as dificuldades e aprender a lidar com elas com as ferramentas que a vida nos oferece.

A caminhada continua. Tenta permanecer atenta aos sinais, indicativos de que a vida é muito maior do que supunha e de que seus atos podem fazer a grande diferença na sua evolução.

Silvia Mara

Nenhum comentário:

Postar um comentário