domingo, 6 de janeiro de 2013

Se dê ao trabalho

Quando a tecnologia chegou nos deu a impressão de aproximação. Poderíamos nos comunicar com amigos e entes queridos que estavam longe, trocar informações, opiniões, buscar conhecimento. Mas a realidade se mostrou muito mais fria.
A frase "aproxima quem está longe e afasta quem está perto" nunca foi tão palpável.
Ninguém mais se dá ao trabalho de falar com o outro, falar no sentido literal. Felicitações de aniversário, Natal, Ano Novo, novas conquistas e o que mais vier, resolvem-se com uma mensagem de texto, seja por celular, redes sociais e afins.
Não sou saudosista nem hipócrita, é claro que a tecnologia é de maravilhosa serventia, o problema é quem serve à quem?
Vejo pessoas com necessidade absurda de descrever seu dia detalhadamente por toda e qualquer rede e logo depois reclamar que tem gente tomando conta de sua vida....jura??? Por que será??? Não era essa aproximação que desejada? Então vá viver de verdade com quem você queira que saiba da sua vida.
Vejo famílias conectadas em redes wi-fi e completamente desconectadas em suas almas. Pais e filhos, casais, amigos, todos afastados na essência, buscando virtualmente a perfeição de uma relação, com medo de enfrentar os percalços e adversidades da realidade. 
Virtualmente só existe perfeição e se descobrir que não é perfeito...delete o contato, simples assim. Começa-se nova busca, enquanto isso o outro, que está ao seu lado, continua ali, normal, com seus acertos e erros, nada perfeito, parecendo mais errado do que qualquer outro que está na outra ponta da rede.
Amizades sinceras, sempre disponíveis para digitar uma mensagem de "força aí" quando você descreve seu problema na rede...disponíveis mesmo seriam se estivessem sentados ao seu lado, te levando pra dar uma volta, ver o por do sol, fazendo nada, só te ouvindo de verdade.
Descobertas de homens e mulheres perfeitos, assediando um ao outro de forma deliciosa, sim, perfeitos. Mas e no dia-a-dia, quem te atura quando você está de mau humor? Quem enfrenta a falta de dinheiro, as lutas diárias, os problemas no trabalho que, mesmo sem querer, levamos em nossas cabeças pra casa? Quem te olha com amor quando o peito aperta no desespero de uma adversidade?
É fácil desabafar virtualmente, quem está do outro lado lê o que você escreve, ou não, e digita palavras bonitas, de incentivo, de apoio, de motivação. Mas depois ele vai dormir na cama dele, sem ter que conviver com suas lágrimas e frustrações, lindo não é?
É fácil também contar conquistas e receber elogios por isso, afinal, quem não quer palavras bonitas? Mas durante a luta quem estava com você? É com a pessoa certa que você está comemorando?
Posso ficar aqui infinitamente, o que não faltam são histórias de pessoas e relações reais que terminaram por causa de pessoas e relações virtuais.
Esse texto nada mais é do que pensar em se dar ao trabalho de olhar para o lado, para quem está com você, em ligar e falar de verdade com quem se importa com sua vida de verdade, em estar perto de quem ama seus defeitos e qualidades, os aceita e quer dividir bons e maus momentos.
Cuidado com a perfeição, nela nem sempre mora a verdade.

Silvia Mara





2 comentários:

Kinha disse...

Sílvia, é a primeira vez que entro no seu blog e adorei essa sua postagem. Simplesmente disse tudo!
Érica

Silvia Mara disse...

Obrigada, Érica!
Volte sempre que quiser!
Beijocas

Postar um comentário