quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

AÇÚCAR, CANELA E AMOR


Tenho doces e deliciosas lembranças da minha infância. Hoje, por força das circunstâncias da vida, uma em especial veio em minha direção e arrebatou-me o coração. As rosquinhas da minha avó paterna...

Era sempre uma festa na cozinha. Ficávamos, eu e minha irmã, rodeando minha avó. Esperando para lamber as tigelas, aguardando as primeiras rosquinhas fritas que queimavam a boca sem que nos importássemos e minha avó com seus olhos azuis pintados de canetinha, sorriso escondido dizendo: “se comerem tudo agora não sobrará nenhuma para o lanche!”. Mas tínhamos a certeza de que ela faria quantas fossem necessárias...

As rosquinhas eram deliciosas, mas não era só a receita que nos encantava. Todo o processo era legal. Acompanhávamos tudo de pertinho. E quando as rosquinhas saíam da frigideira era a glória passá-las na mistura de açúcar e canela...de três que caíam no prato, duas iam parar furtivamente nas bocas infantis que insistiam em ajudar na cozinha...

Meu pai disse que tem a receita guardada. Tesouro precioso que terei o prazer de manter uma cópia sob minha guarda, assim como tenho memórias deliciosas de cada vez que ouvia sua voz dizendo “Essa é minha pretinha!!!” Eu, com meus cabelos loiros, pele branquinha, olhos que tentavam copiar inutilmente seu azul, sempre fui “a pretinha da vó”. Gostoso só de lembrar de ouvir...

Doces e deliciosas lembranças...

Hoje Ela se foi. Sei que encantará um outro mundo com suas rosquinhas açucaradas...mas a saudade bate e dói, é inevitável...

Siga em paz!

Amo você para sempre! Ainda bem que te disse isso antes da sua partida!

Obrigada por ser minha e adoçar minha vida com ou sem rosquinhas!

Farei uma receita em sua homenagem, em breve, agora não dá, o coração ainda está apertadinho...

Beijocas,

Silvia Mara

3 comentários:

Palavralida disse...

Minha linda! Que texto mais lindo.... Fiquei muito emocionada!
Muita saudade de você!!!!

Sergio Rocha disse...

Oi meu amor, retrato claro do sentimento de todos nós. Tenho certeza de que eu não conseguiria me expressar melhor. Obrigado.
Te amo muito!

Sheley disse...

Minha Vivinha, obrigada por traduzir em tão lindo texto esses momentos inesquecíveis que compartilhamos com nossa vozinha (só de lembrar sinto gosto da rosquinha). Vamos fazer essa receita sim, com o filho, as netas e as bisnetas para que elas possam lembrar para sempre da bisavó com olhinhos cor do céu.
Te amo!

Postar um comentário